Você sabe o que é um loteamento?
Pode parecer trivial fazer uma pergunta como essa, mas é de suma importância entender conceitos básicos quando o assunto é fazer negócios.
Então vamos à resposta correta da pergunta: é possível definir o loteamento como uma divisão de um terreno que tem uma grande proporção.
Nessa divisão, cada pedaço será denominado como lote.
Nesse contexto, é possível negociar com vários investidores o terreno com a divisão de lotes, ou é possível destiná-lo para uma construtora ou incorporadora.
Os lotes servem para os mais diversos tipos de construção, seja ele a criação de condomínio de casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais etc.
É possível administrar as ruas do loteamento em domínio público, entretanto, se for feito em um terreno privado e fechado, fica a cargo do proprietário prover toda infraestrutura.
Pode existir uma certa confusão entre distinguir o que seria um condomínio e um loteamento, mas vamos desmistificar isso de uma vez por todas.
No loteamento o comprador adquire apenas uma área definida, que é o lote, este tem acesso a área comum sem ter que pagar algum valor a mais por isso.
Já no condomínio, a área de lazer é responsabilidade financeira de quem está comprando, mesmo que ele não utilize.
Nesse contexto, outro ponto de atenção com relação aos loteamentos é sobre a sua regulamentação.
Isso porque esses tipos de investimento geralmente são supervisionados por organizações, como associações de moradores, a prefeitura ou até mesmo pelos próprios proprietários.